Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 385 de /home2/telha513/public_html/hdenergiaverde/hd/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em menu_set_active_trail() (linha 2373 de /home2/telha513/public_html/hdenergiaverde/hd/includes/menu.inc).

Princípio de funcionamento

O funcionamento da turbina se baseia no princípio da expansão volumétrica do vapor, de acordo com a equação da Lei de Boyle-Mariotte. Esta define que o produto da pressão com a vazão é sempre constante para um determinado fluido.

 

pV=constante

Volume do fluido é inversamente proporcional à pressão.

  • Quanto menor a pressão, maior é o volume.
  • Em alta pressão, há pouca variação volumétrica.

O Turbo Gerador a Parafuso é composto basicamente por um par de parafusos helicoidais e uma carcaça. Os dois parafusos não se tocam e formam entre as roscas pequenas câmaras para ocorrer a expansão volumétrica do vapor. Ocorrendo este fenômeno, os parafusos giram em direção oposta, transformando a energia de expansão em energia motriz. Esta energia motriz irá acionar o alternador elétrico. 

 
1) Entrada do vapor 2) Expansão do vapor 3) Exaustão do vapor

 

O vapor saturado entra no sulco A, movimentando os dois parafusos helicoidais em direções opostas. Quando eles começam a girar, o vapor move da posição A para as posições B, C e D sucessivamente, até sair pelo sulco E. 

Como a turbina trabalha exclusivamente com a expansão do vapor, caso ele contenha água em forma líquida, micropartículas ou fluidos diversos, estas não irão expandir e passarão direto pelas câmaras. Há turbinas instaladas aproveitando o vapor geotérmico proveniente do fundo da terra.

Ainda é possível aplicar o vácuo na saída da turbina. Com este procedimento, a água irá evaporar ou reevaporar numa temperatura menor. Este vapor irá expandir entre as roscas do parafuso, gerando energia elétrica.

Condições para uso da Turbina:

Uso direto

  . Vapor de entrada: 0,05 Mpa ~2,5 MPa (vapor saturado);

  . Vapor purgado: acima de 0,8 MPa;

  . Água quente acima de 93°C com extração a vácuo.

Uso indireto (por meio de algum tipo de trocador de calor)

  . Gás quente: qualquer tipo de gás com temperatura acima de 250°C

Ciclo Rankine (por meio de fluido frigorífico)

  . Água quente acima de 90°C


Apesar de sua simplicidade quanto ao aspecto físico, sua aplicação é bastante ampla, podendo ser enumerados os seguintes casos:

· Usar a diferença de pressão do vapor saturado do processo industrial para gerar eletricidade (usar como válvula de redução de pressão);

· Transformar água quente nas siderúrgicas em energia elétrica;

· Gerar eletricidade com o vapor contaminado expelido por “boilers”;

· Gerar eletricidade com o vapor de vários tipos de indústrias, como têxtil,  celulose, alimentação e outros.